O Programa de OVP da Inthegra Talentos Humanos trata-se de um aconselhamento individual ou em grupo destinado a jovens, em momento de escolha profissional, para auxiliá-los a escolher uma profissão e preparar-se para ingressar e progredir nela. Constitui-se de dez encontros que objetivam possibilitar ao orientando:

1ª) Promoção do Autoconhecimento (Quem escolhe?):

  • Aprender acerca de si mesmo quanto a interesses, habilidades e valores
  • Refletir sobre escolhas e principalmente a escolha da profissão.

2ª) Conhecimento da realidade profissional (Em que contexto escolhe?):

  • Apropriar-se de informações precisas, relevantes e recentes sobre o mundo do trabalho através de múltiplas fontes.
  • Conscientizar-se das fontes de satisfação da própria vida e das realidades do mercado de trabalho num mundo em permanente mudança.
  • Relacionar o conhecimento das profissões com o autoconhecimento.

3ª) Promoção da Tomada de Decisão (Como escolhe?):

  • Aprender a fazer projetos e a colocá-los em prática, conectando o plano de carreira ao plano de vida.
  • Identificar as profissões mais compatíveis com seu projeto de vida.
  • Sintetizar e relacionar os diferentes elementos levantados ao longo do processo.

Modalidade Individual

O Programa de OVP da Inthegra Talentos Humanos na modalidade individual adota o enfoque psicodinâmico e configura-se como uma terapia breve ou de apoio, pois aborda a dificuldade de escolha profissional a fim de propiciar a aprendizagem do processo de decisão. Compõe-se de dez sessões de uma hora de duração, nas quais o principal instrumento utilizado é a entrevista, embora inclua a aplicação de jogos vocacionais, testes psicológicos de personalidade, inventários de interesses e habilidades, Levantamento de Interesses Profissionais (LIP), Escala de Maturidade Profissional (EMEP), além de diversas fontes para a coleta de informações sobre a realidade educativa e profissional.

O Programa de OVP da Inthegra Talentos Humanos na modalidade individual inicia-se assim que o (a) orientando (a) contata com a Inthegra Talentos Humanos, por isso telefone para 34 32346400 e agende uma entrevista.

Modalidade Grupal

Os encontros grupais possibilitam aos jovens realizar a tarefa de decidir, mas também de estabelecer relações com os demais participantes e orientadores, a compartilhar e relacionar suas opiniões e sentimentos com os dos outros, a reavaliar a dimensão de seus problemas e a trabalhar em grupo.

O processo grupal de OVP da Inthegra Talentos Humanos constitui-se de dez encontros de uma hora e meia e envolve instrumentos e técnicas especializadas como dinâmicas de grupo, entrevistas individuais com a psicóloga (no início e final do programa), jogos vocacionais, testes psicológicos de personalidade, inventários de interesses e habilidades, Levantamento de Interesses Profissionais e Escala de Maturidade Profissional.

Conheça mais sobre você

Leia as afirmações a seguir e assinale aquelas que se relacionam com a forma com a qual VOCÊ tem se sentido ultimamente:

Estou pouco satisfeito com minhas atividades profissionais.
Não estou gostando do curso que escolhi e não consigo me ver exercendo essa profissão.
Estou com dúvidas e receios de realizar novas escolhas.
Desejo descobrir a minha verdadeira ‘vocação’
Quero obter informações sobre campo de trabalho.
Sinto-me desmotivado com relação ao trabalho e com falta de perspectivas.
Não sei qual curso que deverei escolher.
Nem sei mesmo quem eu sou!Desconheço minhas habilidades, fraquezas e potencialidades.

Se VOCÊ assinalou pelo menos uma dessas proposições, está na hora de procurar o Programa de Orientação Vocacional / Profissional da Inthegra Talentos Humanos.
Saiba mais a respeito do Programa pelo telefone (34) 3234-6400.